Transmissor de Tv

Começamos por mostrar o diagrama completo do transmissor de TV na figura 6.

 

Os poucos componentes usados neste projeto podem ser instalados numa pequena placa de circuito impresso, conforme disposição apresentada na figura 7.

 

Os dois únicos componentes críticos para o projeto são as bobinas, que podem ser montadas em formas de FI de rádios ou televisores fora de uso, com núcleos ajustáveis (ou não) de 0,5 cm de diâmetro ou próximo disso.

O uso de núcleo ajustável permite compensar as tolerâncias dos demais componentes e até das espiras (se forem mais ou menos espaçadas), conforme a habilidade de cada montador.

Recomendamos que o leitor use bobinas aproveitadas de aparelhos velhos, pois será bastante difícil encontrar as formas em casas especializadas.

Na figura 8 damos detalhes do enrolamento dessas bobinas.

 

A bobina L1 é formada por 3 a 5 espiras de fio esmaltado fino (26 a 30, ou da ordem de 0,4 a 0,8 mm de diâmetro), segundo o canal em que deseja operar. Faça experiências de modo a encontrar o ponto ideal de funcionamento.

A bobina L2 é formada por 40 espiras de fio mais fino (30 a 34, ou entre 0,1 e 0,2 mm de espessura).

Essa bobina pode ter as espiras do enrolamento fixadas pingando-se cera de vela, ou ainda por meio de uma cola neutra.

É importante que o leitor raspe as extremidades do fio que serão soldadas nos terminais da bobina.

O trimpot é do tipo usado para montagem horizontal na placa de circuito impresso, e os demais componentes não são críticos.

Apenas alertamos para o uso obrigatório de capacitores cerâmicos onde eles são recomendados.

Na figura 9 temos o circuito da etapa de potência para um alcance maior.

 

Transistores como o 2N2218 ou equivalentes podem ser usados.

A placa de circuito impresso é apresentada na figura 10.

 

A conexão entre o circuito principal e a etapa de potência deve ser bem curta, ou com fio blindado.

Como antena pode ser usada uma do tipo telescópico de 30 a 80 cm de comprimento. Para uma estação experimental de clube com maior alcance é conveniente o uso de uma vareta de 1,5 a 3 metros externa.

Uma fonte de alimentação de 15 V com boa filtragem é importante para evitar ondulações da imagem ou roncos do som. Esta fonte é mostrada na figura 11 e pode ser incorporada à própria placa de circuito impresso da montagem principal, assim como a etapa amplificadora.

 

Para as entradas dos sinais de áudio podem ser usados jaques RCA do mesmo tipo encontrado para esta finalidade em aparelhos de videocassete e televisores.

Postagem Completa Click Aqui.

Fonte:www.newtoncbraga.com.br