Transmissor de Fm 7W


Este transmissor transmite sinais de rádio FM tem um alcance de longa distância e por isso deve-se respeitar as restrições legais quanto ao seu uso. Assim, o objetivo principal desta matéria é apenas didático. Não use este transmissor de rádio para atividades ilícitas.


Com relação aos componentes do rádio FM, temos que os choques possuem as seguintes características: são todos enrolados com fio 24 ou 26 e um núcleo de ferrite com 10mm de comprimento e 6mm de diâmetro (Estes pequenos núcleos podem ser encontrados em rádios FM e televisores da sucata em etapas do circuito de FI).

O circuito deve ser alimentado por uma fonte com boa filtragem e uma disponibilidade de corrente de 3A. Caso contrário, a transmissão pode ser corrompida com o sinal da rede elétrica (ronco de 60Hz) no rádio FM de recepção. Na falta de uma fonte boa, pode-se também utilizar uma bateria de carro. Todas as ligações devem ser curtas e com fios blindados para que a recepção do rádio FM fique boa. É também importante que o transmissor de FM seja montado em uma caixa metálica.

  • L1 é formada por 20 espiras de fio 24 em núcleo de ferrite de 6mm de diâmetro. Esta bobina deve ser blindada em uma caixa de alumínio e deve também ter conexão ao terra.
  • L2 é formada por 10 espiras de fio 22 com núcleo ajustável de ferrite de 6mm de diâmetro.
  • L3 é formada por 8 espiras de fio 22 com núcleo ajustável de ferrite de 6mm de diâmetro.
  • L4 é formada por 6 espiras de fio 16 com núcleo de ar com diâmetro de 1cm e espaçamento de 1 mm entre espiras.

Todos os capacitores são cerâmicos, exceto C12 que é eletrolítico. Os transistores devem ser montados em bons dissipadores de calor.

Os trimmers são comuns de base de porcelana com 30 a 50 pF de capacitância.

Clique Na Imagem Para Ampliar.
  

 

Fonte: transmissoresfm.blogspot.com.br