Transmissor de Tv

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.
 
O esquema elétrico do circuito deste projeto vai despertar o interesse de muita gente. Com este transmissor de vídeo, é possível enviar o sinal de um vídeo cassete, vídeo game ou DVD para quaquer televisor que esteja nas proximidades. O projeto tem muitas utilidades interessantes. Imagine que em sua casa existe apenas um vídeo cassete na sala, mas tem um televisor no quarto e você gostaria de assistir a um bom filme no conforto de sua cama. Um outro exemplo seria a utilização do transmissor em um local público onde há varios televisores e é necessário transmitir a mesma programação para todos. Este projeto se torna ideal para estas aplicações. O circuito apresenta uma configuração bastante eficiente. Nas transmissões de TV é necessária a geração de dois sinais: um modulado em amplitude, para a transmissão da imagem e outro, modulado em frequência, para a transmissão do som. Em nosso projeto temos um osclidador de RF, que vai gerar a portadora a ser modulada. Este oscilador é formado Q1 e seus periféricos. A frequência de operação é determinada por L1 e C4 e deverá ser ajustada para o canal 3. Temos ainda um segundo osclidador constituído por Q2 que será responsável pela modulação do sinal de áudio. Ele opera em uma frequência de 4,5 MHz que é a convensão para as transmissões de TV.
 
Clique Na Imagem Para Ampliar.
 
Clique Na Imagem Para Ampliar.
 
 
O sinal de vídeo entra por R9 e é calibrado por R7 e R8. A bobina L2 faz o acoplamento entre o oscilador de RF e os moduladores de som e vídeo. C9 recebe a portadora já modulada e a entrega ao filtro de acoplamento formado por L3, L4 e CV1. A partir deste ponto o sinal é enviado à antena.
 
Bobinas
 
As bobinas são o ponto crítico do circuito e devem ser tomados os cuidados na sua confeção e ajustes para que o transmissor possa funcionar corretamente.
 
L1 é formada por oito espiras de fio 22 AWG e tem um diâmetro de 0.5 cm. Ela possui um núcleo ajustável de ferrite. L2 tem seu primário constituído por três espiras de fio 32 AWG e o secundário são formados por quatro espiras, também de fio 32, sobre o primário e com derivação central. O diâmetro é de 0.5 cm e também possui um núcleo ajustável. L3 e L4 são constituídas de cinco espiras de fio 22, sem núcleo e devem ter um diâmetro de 0.4 cm. As espiras devem ficar juntas. L5 é uma bobina para 4,5 MHz e pode ser adquirida em lojas de eletrônica ou então aproveitada de aparelhos fora de uso, como vídeo cassetes ou vídeo game.
 
Ajustes
 
Uma vez montado o circuito confira tudo com atenção a fim de evitar erros ou ligações trocadas. Conecte as entradas E1 (áudio) e E2 (vídeo) a um vídeo cassete e ligue a alimentação. Você deve dispor de um televisor, de preferência com antena interna. Sintonize o televisor no canal 3 e ajuste o núcleo de L1 para que o sinal seja recebido no televisor. Agora atue sobre L5 e ajuste corretamente o áudio. Ele deve ser recebido com clareza. O próximo passo é ajustar L2 a fim de obter a melhor qualidade da transmissão. Por fim ajuste o trimmer CV1 para a maior intensidade do sinal. Não use chaves metálicas para fazer os ajustes, pois elas causam indutâncias nas bobinas e interferem no resultado final. Use somente chaves plásticas.
 
Fonte: eletronicasemmedo.blogspot.com.br