Amplificador Com Transistor

 

Circuito amplificador de audio de baixa potência

 

Descrição.

A alimentação do circuito amplificador muito simples, de baixo de três estágios transistor é mostrada abaixo.Primeira e segunda fases são pré amplificadores e terceiro é o estágio de saída. Coletor para a base de polarização é empregado para cada fase e é o suficiente para circuitos como este.

Coletor para a base de polarização : Considere o primeiro stage.R1 é o resistor de coletor e R2 é o resistor de base. Este tipo de polarização fornece algum feedback negativo, evita fuga térmica e estabiliza a ponto de operação. Quando a temperatura aumenta a corrente de colector também aumenta. Isto aumenta a queda de tensão na resistência R1 colector e este diminui a queda de tensão através da resistência R2 de base. Como resultado, a corrente cai de base que por sua vez desliga a corrente de colector e de fuga térmica é evitado. Estabilização do ponto de funcionamento é conseguido através da prevenção de variação da corrente com a temperatura do colector.

Quando um amplificador de transistor está em funcionamento, a tensão do colector será fase oposta ao sinal de entrada. Como base de resistência R2 está ligado entre o colector ea base, algumas fracções da fase de tensão do colector oposto é realimentado à entrada (base) de base, através da resistência R2 e, portanto, é conseguido um feedback negativo. Alimentação negativa para trás reduz o ganho de tensão do amplificador mas melhora a estabilidade.

No circuito colector de Q1 está acoplada à base do Q2 usando o condensador C2. R3 é a resistência de polarização para Q2 e R4 é a sua resistor.Collector colector de Q2 é acoplado à base de Q3 utilizando o condensador C3. R5 é o resistor de polarização para o Q3 e alto-falante está ligado como a carga do coletor.Capacitores C4 e C5 são filtros. C1 é a entrada DC dissociação capacitor.

Diagrama do circuito de amplificador de baixo transistor de potência.

 

Notas.

O circuito pode ser montado na placa de fenoltite
Use 9V DC para alimentar o circuito.Uma bateria de 9V PP3 é bom.
Todos os capacitores eletrolíticos deve ser avaliado 10 ou 15V.
Um diodo de protecção opcional pode ser adicionado em série à linha de alimentação positiva. Isso protege o circuito de inversões de polaridade acidentais.
Tipo número dos transistores não são muito críticas. A substituição não afetará o desempenho de uma grande extensão.
Ligando o circuito usando um adaptador de rede irá induzir um pouco de barulho.
Impedância pode ser de 64 ohms ou mais.

amplificador transistorizado

Fonte: http://www.circuitstoday.com